Notícias

PUC lança o 'Colméia Voluntária'

Por Correio do Povo    8 de outubro de 2001
Iniciativa para promover o trabalho voluntário encerrou o IV Encontro Internacional de Fundações

O lançamento do 'Programa PUC/RS - Colméia Voluntária' marcou o encerramento, sábado, do IV Encontro Internacional de Fundações - Terceiro Setor, que reuniu representantes de 21 países íbero-americanos. Durante quatro dias eles participaram, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), de conferências, debates e mesas-redondas sobre as ações desenvolvidas pelas fundações junto à sociedade civil.

Idealizado com a finalidade de promover o voluntariado, o 'Colméia Voluntária' é destinado aos professores, funcionários e alunos da universidade e, também, à comunidade externa. A iniciativa é uma parceria entre a PUC/RS, através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), Fundação Irmão José Otão (Fijo) e Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários.

O reitor da PUC/RS, professor irmão Norberto Francisco Rauch, destacou a importância das ações coletivas em benefício do próximo. 'As abelhas e as formigas são um exemplo para a sociedade', disse o reitor, ressaltando que as universidades gaúchas podem exercer um papel fundamental na promoção do trabalho voluntário.

Segundo a presidente da Fijo e vice-presidente da Fundação Ibero-Americana de Fundações, Maria Cecília de Farias Kother, o projeto é uma forma de incentivar a participação da comunidade acadêmica em prol da solidariedade, além da realização pessoal. Ela disse ainda que o evento assinalou a necessidade de interação dos três setores (governo, mercado e fundações). As metas do projeto são direcionadas a diversos segmentos da sociedade gaúcha. 'A preservação e sustentabilidade do meio ambiente e ações voltadas aos idosos integram as diretrizes do programa', enfatizou o coordenador do 'Colméia Voluntária', professor José Antonio Meister.

O presidente executivo da Parceiros Voluntários, João Polanczyk, disse que a meta da entidade é desenvolver cada vez mais o terceiro setor no Estado. 'Pretendemos duplicar o número de voluntários', afirmou, destacando a importância do 'Colméia Voluntária'. Atualmente, a ONG conta com 16 mil pessoas, distribuídas em 45 municípios gaúchos, além de 500 entidades vinculadas. Polanczyk estima que, até o próximo ano, a ONG some 30 mil voluntários no RS. 'Os empresários estão cada vez mais sensibilizados às causas sociais, possibilitando o desenvolvimento de novas ações em favor das comunidades', enfatizou.

Comentários dos Leitores