Notícias

O Terceiro Setor em números.

Por Observatório do Terceiro Setor   16 de fevereiro de 2017

Nas últimas décadas, o Terceiro Setor vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para ter-se uma ideia, estimativas apontam que 12 milhões de pessoas estejam envolvidas de algum modo com essa área. Outro número que simboliza o crescimento desse universo é a quantidade de intuições privadas sem fins lucrativos existentes no país, mais de 290 mil, de acordo com a Pesquisa Fasfil 2010.

O aumento da representatividade do Terceiro Setor, em um curto espaço de tempo, já vem abrindo margens para um olhar mais profissional sobre a área. Uma demonstração disso é que pela primeira vez, em 2007, o Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE) aferiu a importância do Terceiro Setor na economia brasileira.

Os dados apurados pelo IBGE apresentam o Terceiro Setor com participação oficial de 1,4% na formação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que significava um montante de aproximadamente 32 bilhões de reais em 2007. Outro dado relevante é que 1,5 milhão de pessoas tinham o Terceiro Setor como emprego em 2002.

Apesar desses números, a pesquisa Voluntários no Brasil, feita pela Fundação Itaú Social e pelo Instituto DataFolha, mostra que o voluntariado ainda não é praticado pela maioria dos brasileiros. Segundo o estudo, divulgado em 2015, 72% dos brasileiros nunca participaram de atividades voluntárias. E, quando falamos de jovens entre 16 e 24 anos, a proporção de pessoas que nunca fez atividades voluntárias sobre para 80%.

Outro desafio do Terceiro Setor é produzir mais pesquisas. Se você reparar nas datas dos dados acima, vai ver como, apesar de importantes para termos uma noção do tamanho do Terceiro Setor, eles não representam, necessariamente, a realidade hoje.

 

 

*Fonte:Observatório do Terceiro Setor

 

http://observatorio3setor.com.br/noticias/o-terceiro-setor-em-numeros/

 

 

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

 

 

 

 

 

Comentários dos Leitores