Notícias

5 dicas para você se tornar um voluntário.

Por Observatório do Terceiro Setor   23 de janeiro de 2017

Em tempos de crise, nem sempre é possível ajudar financeiramente a causa com a qual você se importa, mas você já pensou em atuar como voluntário?

Muitas organizações sem fins lucrativos dependem do voluntariado para desempenhar diversas atividades, que vão desde promover um bingo no fim de semana para arrecadar fundos até oferecer aulas de inglês semanalmente para crianças de comunidades menos favorecidas.

Se você deseja começar a contribuir com uma ONG doando parte do seu tempo, confira a lista de dicas que nós do Observatório do Terceiro Setor preparamos para você.

1- Procure uma causa com a qual você se identifica

Você gosta de animais? Que tal ajudar uma ONG que cuida de animais abandonados? Se você quer ajudar mulheres que sofrem violência, pode procurar alguma ONG que tenha essa causa como foco. Existem diversas causas sociais e ONGs que lutam por cada uma. A opção de temas vai desde os problemas com água e sustentabilidade até a inclusão de pessoas com deficiência. Busque a causa que mais te motiva.

2- Veja que tipo de trabalho você pode doar

Você sabe organizar eventos? Muitas entidades realizam bazares, almoços e bingos, por exemplo, para arrecadarem fundos. Você pode ajudá-las com isso. Se a sua habilidade é ensinar inglês, espanhol ou informática, você pode oferecer esse tipo de serviço. Há também campo para trabalhos como cadastrar notas fiscais e ajudar na conservação do ambiente. As opções são infinitas. Acredite, você com certeza tem algo a oferecer.

3- Procure uma organização para ajudar

No Brasil, são mais de 300 mil organizações da sociedade civil. Vendo esse número fica difícil até pensar em escolher uma. Mas, calma, para tudo tem um jeito. Ao escolher uma causa você já consegue filtrar bastante esse número. E depois você pode escolher alguma que esteja próxima de você. O Observatório fez uma lista com algumas ONGs no final da campanha “Eu me Importo” (http://observatorio3setor.com.br/carrossel/campanha-eu-me-importo-alcanca-um-milhao-de-pessoas/), realizada no primeiro semestre de 2016. Você pode acessar a lista através do link: http://observatorio3setor.com.br/carrossel/lista-conheca-ongs-de-10-causas-sociais-diferentes/.

 

4- Planeje seu calendário

Separe um dia ou horário específico da semana ou do mês para que você possa fazer o seu trabalho voluntário. Fazendo esse planejamento você conseguirá cumprir com as responsabilidades assumidas. Vale lembrar que, mesmo não sendo um trabalho remunerado, é preciso comprometimento, já que outras pessoas dependerão de você.

5- Faça contato com outros voluntários

Durante uma conversa com amigos ou familiares, ou até mesmo no trabalho, jogue na roda o tema voluntariado e veja quem já fez ou faz regularmente. Através dessas pessoas fica mais fácil procurar alguma instituição e se inspirar com outras histórias.

É fácil se tornar um voluntário. Basta ter força de vontade, motivação e disciplina. Todos aqueles que recebem a sua ajuda hoje serão gratos amanhã. Um sorriso que você dá para alguém que está com dificuldades, um gesto de amor, uma atenção, tudo pode fazer muita diferença.

 

*Fonte:Observatório do Terceiro Setor

http://observatorio3setor.com.br/carrossel/5-dicas-para-voce-se-tornar-um-voluntario/

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

Comentários dos Leitores