Notícias

GIFE disponibiliza gratuitamente ferramenta para medir governança em organizações da sociedade civil de todo o Brasil.

Por 2PRÓ Comunicação   20 de novembro de 2016

 

GIFE disponibiliza gratuitamente ferramenta para medir governança em organizações da sociedade civil de todo o Brasil.

 

No intuito de promover a profissionalização e eficiência das organizações, contribuindo para sua perenidade e sustentabilidade financeira, o GIFE disponibiliza gratuitamente os Indicadores GIFE de Governança, uma ferramenta online aberta, que permite à organizações da sociedade civil fazerem uma autoavaliação do grau de desenvolvimento de sua governança. A avaliação dura de 5 a 10 minutos e os indicadores podem ser aplicados por qualquer tipo de organização, independentemente de seu porte, perfil ou área de atuação. A grande vantagem é que a ferramenta pode ser preenchida por qualquer membro da equipe das próprias organizações, sem necessidade de contratação de uma consultoria. 

Essa é uma iniciativa inédita no País, que vai além do investimento social privado e estabelece bases para um futuro sistema de autorregulação do setor. Com esse instrumento, é mais fácil auxiliar uma organização a cumprir sua missão de forma mais eficiente. Para utilizar os Indicadores GIFE de Governança, a instituição interessada deve acessar o site e responder ao questionário, que foi estruturado em um conjunto de indicadores organizados nas seguintes dimensões: Conselho deliberativo; Controle e supervisão financeiros e econômicos; Estratégia e gestão; Políticas institucionais; e Transparência e relação com partes interessadas.

A referência para elaboração dos Indicadores GIFE de Governança foram as diretrizes estabelecidas pelo “Guia das melhores práticas de governança para institutos e fundações empresariais”, documento elaborado pelo GIFE e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com o objetivo de promover relações mais transparentes e abertas com as partes interessadas e para o cumprimento de sua missão, assegurando seu sentido público e ampliando sua capacidade de impacto.

Além de ser um guia prático e orientador para as organizações, a ferramenta pretende ainda ampliar o conhecimento e a troca a respeito da governança das organizações, contribuindo para a discussão sobre esse tema. Para isso, a plataforma do projeto conta com conteúdo diverso sobre governança, como publicações, pesquisas e notícias produzidos pelo GIFE e outras organizações.

 
*Fonte: 2PRÓ Comunicação / Tels. (11) 3030.9401 / 9460 / 9404

 

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

 

 

Comentários dos Leitores