Notícias

02 de dezembro é Dia de Doar; campanha mundial quer disseminar a importância da doação.

Por CATRACA LIVRE   20 de novembro de 2016

 

02 de dezembro é Dia de Doar; campanha mundial quer disseminar a importância da doação.

 

Depois de ser celebrado o Dia de Ação de Graças, data comemorada em países como os Estados Unidos e o Canadá para agradecer os bons acontecimentos do ano, e passarmos pelo Black Friday, dia mundial de descontos, que tal reservar um dia do ano para conscientizar e encorajar mais pessoas a praticar o bem? É disso que se trata o #DiadeDoar, uma campanha mundial feita para lembrar a importância da doação.

O #DiadeDoar acontece este ano no dia 2 de dezembro e, pela primeira vez, o Brasil fará parte do movimento internacional #GivingTuesday — campanha de incentivo à doação que surgiu nos Estados Unidos em 2012. Aqui a campanha é organizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação. A ideia é fazer um chamado para celebrar a doação e encorajar contribuições inteligentes durante essa época de festas.

Doe seu tempo

Quem trabalha na área da saúde pode participar do #DiadeDoar entrando no movimento Horas da Vida. Criada em dezembro de 2012, a iniciativa propõe que profissionais e empresas da área da saúde doem seu tempo e atendam gratuitamente pessoas com dificuldades de acesso à saúde. Além de assistência a pacientes de baixa renda, os voluntários também podem contribuir doando horas para palestras gratuitas e outras ações.

O projeto conta com a participação de referências na área da saúde como o oncologista Drauzio Varella.

 Ajude a transformar o sonho de Tina Gomes em realidade

Já contamos aqui no Catraca Livre a história de Tina Gomes, uma moradora da periferia de SãoPaulo que quer fazer da fotografia a sua profissão. Tina encontrou na arte de fotografar uma forma de se reerguer de uma vida que foi marcada pela perda de uma filha e por grandes dificuldades financeiras e psicológicas. Suas deslumbrantes fotos revelam um talento promissor que necessita do seu apoio para sair da invisibilidade.

Catraca Livre, em pareceria com o IED e SambaPhoto, quer proporcionar um novo futuro para o trabalho de Tina e está arrecadando recursos para dar equipamento profissional, ajuda de custo e um curso para que ela aprimore ainda mais sua inegável habilidade.

Faça parte dessa história e contribua no #DiadeDoar para tornar esse sonho realidade.

Já a ONG Ipê - Institutos de Pesquisas Ecológicas,irá realizar uma campanha de doação de árvores nativas ao redor do Sistema Cantareira.

O Greenpeace também gostou da proposta da campanha e o seu staff completo estará terça-feira nas ruas incentivando que mais pessoas se unam à causa ambiental. Quem entrar para o time neste dia ganhará um brinde especial.

No site do #DiadeDoar está disponível um passo a passo para você saber como ajudar. Não é necessário estar ligado a uma empresa ou ONG para colaborar. Você pode, por exemplo, organizar um churrasco ou "fazer uma vaquinha" com a família e doar a receita para uma organização que esteja precisando.

Segundo o World Giving index, maior pesquisa global de solidariedade, o Brasil é o 72º país no ranking global de doações. São 34 milhões de brasileiros que doam recursos anualmente. Vamos aumentar ainda mais esse número? Faça sua colaboração e escreva a hashtag #DiadeDoar para mostrar sua participação nas redes sociais.

 

*Fonte: Catraca Livre

 https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/2-de-dezembro-e-dia-de-doar-campanha-mundial-quer-disseminar-a-importancia-da-doacao/

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

 

 

Comentários dos Leitores