Notícias

Abertas inscrições para seleção de representantes da sociedade civil para o CNPCT.

Por Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário   26 de outubro de 2016

Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) está com inscrições abertas para a seleção de representantes da sociedade civil. O edital com as normas foi publicado em 20 de outubro, no Diário Oficial da União.

Serão preenchidas 71 vagas para o biênio 2016-2018, sendo 13 assentos destinados a conselheiros (titular) e 58 vagas de suplentes, por entidades, instituições ou movimentos da sociedade civil, sem fins lucrativos, que sejam representativas dos povos e comunidades tradicionais.

“O lançamento do edital de seleção de conselheiros para a primeira gestão do CNPCT é um marco de maior transparência e participação neste processo de instalação do conselho, que tem a previsão de realizar sua primeira reunião ainda este ano, em dezembro, tão logo sejam declaradas as entidades, instituições e movimentos eleitos”, explica a secretária executiva e coordenadora da comissão eleitoral do conselho, Kátia Favilla. 

 

Acesse as informações do edital em:

 

Seleção – O processo será composto por três etapas: inscrição, habilitação e seleção. A seleção será efetiva por eleição, na qual votam e são votadas as entidades, instituições e movimentos inscritos e habilitados, de acordo com:

1. Nacional: entidades, instituições ou movimentos que tenham filiadas ou seções no mínimo em três Regiões e 13 estados;

2. Regional: entidades, instituições e movimentos com filiadas ou seções em pelo menos 70% dos estados da Região respectiva,

3. Local: entidades, instituições e movimentos que representem segmento de povos e comunidades tradicionais que tenham como importante componente identitário a sua localização territorial, não estando, portanto, em todo o território nacional.

Serão aceitas inscrições de entidades, instituições e movimentos que comprovarem representatividade de povos e comunidade tradicionais, conforme artigo 3º, inciso I, do decreto nº 6.040/2007. Os candidatos também devem ter pelo menos dois anos de funcionamento, com atuação nacional, regional ou local comprovada.

Os candidatos inscritos poderão concorrer apenas à vaga de um segmento. As instituições, movimentos, organizações nacionais ou regionais e as entidades que lhes são filiadas não podem participar simultaneamente. Não serão aceitas inscrições de entidades, instituições e movimentos que prestem assessoria ou consultoria aos povos e comunidades tradicionais.

Os documentos de inscrição devem ser enviados para a Secretaria Executiva do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, na Esplanada dos Ministérios, bloco A, sala 710, 7° andar, CEP 70054-902, Brasília/DF. O número do edital deve ser indicado no envelope. Só serão considerados para o processo seletivo os documentos entregues em mãos ou postados até o dia 18 de novembro de 2016.

Acompanhe o calendário de atividades do processo seletivo:

D A T A

AT I V I D A D E

20/10/2016

Publicação do edital de seleção

18/11/2016

Data limite para inscrição (entrega em mãos ou via Correios)

25/11/2016

Habilitação das entidades, instituições e movimentos

25/11/2016

Divulgação da lista das entidades, instituições e movimentos habilitados para o processo de seleção, por eleição

28/11/2016

Prazo para recursos

29/11/2016

Prazo para apreciação dos recursos

29/11/2016

Publicação do julgamento dos recursos

30/11/2016

Eleição para a escolha das entidades, instituições e movimentos que integrarão o CNPCT

30/11/2016

Publicação dos resultados da seleção por eleição e declaração de vacância no site do MDSA

01/12/2016

Indicação de representante suplente de segmento pela entidade, instituições ou movimento titular, no caso de vacância

02/12/2016

Publicação dos resultados da seleção por eleição, com nomes de representantes titulares ou suplentes, no Diário Oficial da União e nos meios de comunicação do MDSA

 

 

*Fonte:Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2016/outubro/abertas-inscricoes-para-selecao-de-representantes-da-sociedade-civil-para-o-cnpct

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

 

Comentários dos Leitores