Notícias

Unibes: uma segunda chance para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Por Rebrates   27 de outubro de 2016

A União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes) atua há 101 anos no país ajudando a transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a instituição assiste quase 15.000 usuários de diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos, através de programas voltados para saúde, educação, capacitação profissional e inserção cultural.

A Unibes começou suas atividades em 1915. Naquela época, a pequena comunidade judaica instalada no Brasil passou a se organizar para receber seus compatriotas, que começavam a migrar para o Brasil. Pequenas creches e cooperativas de crédito, entre outras instituições, foram organizadas para dar suporte a esses imigrantes. Elas passariam a ter uma importância ainda maior alguns anos mais tarde, durante a Segunda Guerra, quando o deslocamento da população judaica pelo mundo se intensificou.

A Guerra acabou e as famílias de imigrantes se estabeleceram no país, mas as doações continuaram a chegar àquelas pequenas instituições judaicas, que passaram a atender a população em geral. Então, em 1967, sete delas se uniram. Era mais simples centralizar os donativos em uma única administração. A entidade nascida dessa união passaria a ser conhecida como Unibes.

Os bazares realizados com as doações ganhariam grande importância, sendo que hoje, 20% da arrecadação da entidade é proveniente dos quatro bazares, diz Henrique Sergio Sznifer, superintendente da Unibes.

Em 1995, a entidade ganha um novo impulso, com a profissionalização de todos os seus departamentos. Era uma necessidade para se adequar a um mundo que via a informática despontar, novas obrigações legais aparecerem, além do desejo de se implementar um projeto de longo prazo.    

A entidade atua hoje em diversos programas. Suas creches atendem 250 crianças. Já na área de qualificação profissional, 750 jovens têm acesso a cursos profissionalizantes e cerca de 70% são absorvidos no mercado de trabalho pelo Programa Menor Aprendiz.

A Unibes conta ainda com o Centro de Convivência, projeto em parceria com a prefeitura de São Paulo que atende até 60 idosos, oferecendo a eles uma programação que inclui atividades culturais e entretenimento, além de oficinas, palestras e até exercícios físicos, permitindo que se ocupem e tenham interação social durante todo o período em que seus familiares estão trabalhando.

Atenta a questão do envelhecimento, a Unibes inaugurou em 2016 uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), em convênio com Prefeitura Municipal de São Paulo. Diferente do Centro de Convivência, os idosos, todos em situação de risco e vulnerabilidade social, dormem na instituição, que funciona para eles como uma casa, proporcionando além de cuidados básicos com saúde e alimentação, interação social, carinho e atenção, para que vivam os seus últimos anos com dignidade. Faz parte dos planos da Unibes, inaugurar uma segunda ILPI até 2017.

Outro programa que faz parte do escopo da Unibes é o Serviço de Atendimento Social à Família (Sasf), voltado àquelas com alto grau de vulnerabilidade social.  Hoje, cerca de 1.000 famílias são assistidas em questões relacionadas à moradia. Elas também recebem cursos de capacitação para que possam desenvolver habilidades e alcançar autonomia, resgatando o sentido de cidadania e autoestima.

A ideia do Sasf é promover um recomeço. “Uma pessoa na casa dos 50 anos, que perdeu o emprego e não foi reabsorvida pelo mercado de trabalho, pode encontrar uma nova forma de ganhar a vida por meio das oficinas de cozinha e artesanato, entre outras. Ela passa a ter uma nova chance”, exemplifica Sznifer.

BRAÇO CULTURAL

Há dois anos, a Unibes passou administrar a Casa de Cultura de Israel, hoje Unibes Cultural, que foi repaginada e virou um dos centros culturais mais movimentados de São Paulo.

No período de 2015/2016 foram realizados mais de 800 eventos em uma ampla programação gratuita que perpassa diferentes eixos temáticos como: empreendedorismo, universo digital, música, teatro, cinema, educação continuada, oficinas, cursos e palestras, voltados para todos os tipos de públicos em diferentes faixas etárias.

Por seu trabalho inédito, a Unibes Cultural posiciona-se hoje como um dos principais polos de cultura da cidade, refletindo os grandes movimentos e tendências de São Paulo.

A Unibes é reconhecida por seu trabalho centenário como uma das instituições mais sérias e renomadas do terceiro setor por sua transparência e capacidade de gestão. Além de atender às necessidades da comunidade judaica, a entidade adaptou-se para atender as diferentes necessidades que surgiram na área social.

 

SERVIÇO:

 

Unibes (http://unibes.org.br/)

Endereço: Rua Rodolfo Miranda, 287 – Bom Retiro, São Paulo

Contato: (11) 3123-7300

 

Unibes Cultural (http://unibescultural.org.br/)

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo

Contato: (11) 3065-4333

Comentários dos Leitores