Notícias

21% das medalhas do Brasil vieram de atletas iniciados em projetos sociais.

Por Rebrates   16 de setembro de 2016

Isaquias Queiroz entrou para a história como o primeiro brasileiro a ganhar três medalhas em uma única Olimpíada. Remando sozinho, Isaquias conseguiu prata na C1 1000m e bronze na C1 200m. E, ao lado de Erlon de Souza, foi prata na C2 1000m. Isaquias e Erlon começaram a praticar a canoagem por meio do programa Segundo Tempo, um projeto social do Ministério do Esporte.

Foi através do núcleo do projeto em Ubaitaba que Isaquias descobriu a canoagem em 2005, quando tinha apenas 11 anos, metade da sua idade atual. O projeto acabou pouco depois, o que fez Isaquias trocar sua cidade por Rio de Janeiro e São Paulo para continuar treinando em alto nível.

O atleta fez questão de mostrar o seu aborrecimento com o fim do projeto assim que ganhou a primeira medalha. “Essa medalha tem um significado especial por ter vindo de um projeto social, mas me dá tristeza ver que isso acabou no Brasil. Se vocês tiverem como tirar fotos dessa medalha, mostrem aos nossos políticos no Planalto para que eles parem de brigar entre si e continuem a buscar novos atletas. Os EUA são uma potência no esporte porque lá existe incentivo do governo”, declarou Isaquias.

A atleta Rafaela Silva, do judô, que trouxe a primeira medalha de ouro para o Brasil na Rio 2016 também foi iniciada em um projeto social. Rafaela foi descoberta pelo Instituto Reação, projeto do ex-judoca Flavio Canto.

Rafaela e Isaquias possuem características semelhantes: origem humilde, passaram necessidades e, se não fosse o apoio de projetos sociais, nunca poderiam mostrar o seu talento para o mundo. E nós perguntamos: quantos Isaquias, Erlons e Rafaelas existem e estão só esperando a oportunidade de brilhar?


*Fonte: APF – Associação Paulista de Fundações

http://www.apf.org.br/fundacoes/index.php/noticias/todas-as-noticias/2492-21-das-medalhas-do-brasil-vieram-de-atletas-iniciados-em-projetos-sociais.html

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

Comentários dos Leitores