Notícias

Secretários da Assistência Social aprovam câmara técnica para programa de primeira infância.

Por Rebrates   23 de agosto de 2016

Estados e municípios aprovaram a criação de uma câmara técnica para discutir a implementação do programa para a primeira infância apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). As diretrizes do programa, que irá atender crianças beneficiárias do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e em vulnerabilidade social, foram apresentadas durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), dia 03 de agosto, em Brasília.

“O apoio dos estados e dos municípios fortalece o programa. É muito importante ter uma câmara técnica para discutir a implementação do programa para a primeira infância, pois dará mais clareza ao papel da assistência social numa ação que é intersetorial”, destacou a secretária Nacional de Assistência Social, Carminha Brant.

Para a secretária, a criação da câmara técnica fortalece o Sistema Único de Assistência Social (Suas). “O grupo irá decidir como será viabilizada a atenção à família em situação de pobreza e vulnerabilidade, além de promover a intersetorialidade em nível local, no próprio município”, explicou Carminha.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social do Maranhão, Neto Evangelista, apontou que o programa para a primeira infância será um fator preponderante para reduzir a utilização dos programas sociais no futuro. “É de grande importância que a assistência social seja o coordenador deste programa, para que possamos garantir um desempenho melhor para as crianças. Não podemos trabalhar somente a assistência, mas promover o desenvolvimento social”, enfatizou.

Rodrigo Costa, secretário de Assistência Social de Presidente Médici (RO), destacou que o debate é válido para verificar as estratégias, promover a intersetorialidade e apontar os serviços que poderão ser qualificados a partir da adesão ao novo programa. “O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) é a porta de entrada das famílias vulneráveis, mas há a necessidade de as ações não estarem voltadas somente para a assistência. Precisamos criar parcerias”, afirmou.

BPC – Durante a reunião da CIT, também foi aprovada a criação de uma câmara técnica para detalhar e propor critérios para o atendimento e para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conforme Decreto nº 8.805, publicado no início de julho.


*Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2016/agosto/secretarios-da-assistencia-social-aprovam-camara-tecnica-para-programa-de-primeira-infancia

Comentários dos Leitores