Notícias

Hóspede na Serra pode ajudar criança carente

Por Correio do Povo    23 de novembro de 2001
A opção por um acréscimo de R$ 2,00 na conta final dos hóspedes dos hotéis da região das Hortênsias poderá ajudar 37 mil crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. A campanha 'Hóspede Solidário' é uma proposta da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar). O objetivo do projeto, lançado ontem em Gramado e inédito no Estado, é estimular a responsabilidade social tanto entre os turistas como entre os hoteleiros. Inicialmente, a campanha será desenvolvida durante seis meses nos estabelecimentos da Serra. 'Tudo depende da adesão dos empresários', disse uma das coordenadoras do projeto, Marcella Menicucci.

A Secretaria Municipal de Turismo de Gramado estima que passarão pela cidade, durante o Natal Luz, aproximadamente 500 mil pessoas. De acordo com os dados do Sindicato dos Hotéis e Pousadas do município, a taxa de ocupação, em 1999, foi de 60,6% em hotéis de grande porte, 48,7% em estabelecimentos de médio porte e 49,6% em pousadas.

Os valores serão depositados diretamente pelos hoteleiros numa conta da Amencar. Uma parte da arrecadação será destinada para a própria região e a outra para os projetos sociais da organização não-governamental, que mantém há 20 anos uma rede de 126 instituições em 14 estados brasileiros. No RS, a entidade desenvolve 42 projetos sociais. A comunidade também poderá controlar a aplicação da verba pela Internet. O site está em fase de finalização. 'O brasileiro é solidário e sensível às causas sociais, só não sabe como ajudar.'

Segundo Marcella, 76% dos consumidores preferem empresas envolvidas com algum tipo de ação social, 56% aceitam pagar mais caro por um produto que apóia uma causa social e 60% se dispõem a trocar de marca, mesmo que inferior, se o produto estiver associado a entidades beneficentes. 'Hoje, para as empresas, é uma vantagem competitiva a participação social. Não é uma caridade, mas uma marca cidadã', frisou a coordenadora, baseada no estudo internacional que aponta que oito entre dez consumidores formam imagens positivas de empresas engajadas à causa social.

Comentários dos Leitores