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Petrobras patrocina ação social

Por Correio da Bahia - Andréa Cristiana   23 de novembro de 2001
Com investimentos de R$37 milhões, o programa é destinado às ONGs

As organizações não-governamentais e as instituições filantrópicas podem contar com um nova agência de financiamento para os seus projetos. A Petrobras lançou, ontem, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, o programa Petrobras Social, que prevê investimentos de R$37 milhões para serem aplicados, no próximo ano, em projetos sociais que tenham como foco a cultura da paz. O objetivo é investir em projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em áreas de risco, e programas de correção dos indicadores sociais de renda, escolaridade e saúde, medidos pelo Índice de Desenvolvimento Humano, em cinco regiões do país.

Segundo a gerente nacional de comunicação, Lia Blower, o primeiro programa a ser implantado será o Geração da paz, com investimentos alocados de R$8 milhões, voltados às instituições do terceiro setor, cujos projetos obedeçam aos critérios de mérito, relevância e impacto social. Podem inscrever-se instituições de pequeno, médio e grande porte, até dia 7 de dezembro, com projetos orçados em até R$500mil.

Serão aceitas propostas que utilizam o esporte, a educação e a cultura como instrumentos de mobilização juvenil. Além do programa Geração da paz, a área social da Petrobras deve contemplar os projetos Engenharia social, aplicado na promoção de recuperação de áreas, nas quais as atividades da empresa tenham provocado impacto ambiental; e Voluntariado, referente à ações que promovam a ação voluntária do funcionário em prol de causas sociais.

O novo foco de ação da política social da companhia, de acordo com Blower, não pretende ter um cunho assistencialista. "Queremos escolher, e não ser escolhida ", definiu. Segundo Blower, a empresa quer investir em projetos que incluam indicadores de progresso e mecanismos de aferição da eficácia das ações, visando o lucro social das ações. A Petrobras também quer utilizar a responsabilidade social como consolidação da marca da companhia. As instituições que receberem o patrocínio poderão incluir estratégias de promoção e divulgação da marca da empresa nas suas ações. Somente este ano, a empresa investiu R$29 milhões na área social.

A entidade que tiver interesse em inscrever o projeto deverá encaminhá-lo, em seis vias, acompanhado de formulário de inscrição, até o dia 7 de dezembro, para a sede da empresa. A análise dos projetos será feita até o dia 28 de fevereiro, por uma comissão de seleção independente, formada por profissionais na área social e pelo Conselho Deliberativo da Petrobras. O resultado será publicado em março, e as atividades iniciadas em abril. Maiores informações sobre as inscrições poderão ser obtidas no site www.petrobras.com.br/social ou pelo e-mail social@petrobras.com.br.

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