Notícias

Soma de Pequenas Doações Garante Sustentabilidade de Projetos

Por redeGIFE    12 de novembro de 2001
Uma doação esporádica de um empresário pode ser consi­derada ação social? Ou apenas os projetos estruturados e de longo prazo? A pesqui­sadora Anna Maria Peliano, coordena­dora da pesquisa Ação Social das Empresas, do Ins­tituto de Pesquisa Eco­nômica Aplicada (Ipea), lança em de­zembro o livro Bondade ou interessse? Por que as empre­sas atuam no social. Em entre­vista ao redeGIFE ela fala sobre a publicação e a polêmica em torno do que pode ou não ser considerado uma ação social privada.



redeGIFE - Qual é a abordagem do livro?

Anna Maria Peliano - Ele traz uma análise qualitativa da atua­ção das empresas do Sudeste com base nos dados da pesquisa Ação Social das Empresas. Veri ficamos como se dá o processo de decisão dentro das empre­sas, qual equipe está envolvida nas ações, a questão do or­çamento, a avaliação dos pro­jetos, a relação com o Estado e as principais dificuldades. É uma análise mais completa e complexa do que a primeira, que mostrou mais números.



redeGIFE - O que a senhora considera como ação social empresarial em sua pesquisa?

Anna Maria - Desde pequenas doações eventuais até grandes projetos bem estruturados. Qual­­quer tipo de ação voltada para beneficiar a comunidade em ca­ráter não obrigatório foi consi­de­rada ação social, seja feita even­tu­al ou sistematicamente.



redeGIFE - Não é arriscado unir em um mesmo conceito o em­presário que desenvolve um amplo programa social e aque­le que faz doações pontuais ou trabalhos assistencialistas?

Anna Maria - Eu acho que não tem risco algum. Como digo que estou tratando desde pe­quenas doações até grandes projetos, eu não estou indu­zindo uma interpretação. Eu não quis fazer uma pesquisa restrita aos grandes empresá­rios. Eu quis saber se a rede de pequenos empresários tam­bém investe na área social. A soma de pequenas doações é muito importante sob a ótica de quem recebe e pode até sustentar um projeto. E o que per­cebo entre os grandes em­pre­sários é que ao mesmo tempo em que desenvolvem ações amplas, fazem doações even­tuais e de menor porte.

Comentários dos Leitores