Notícias

Livro em braille tem nova edição hoje

Por Jornal do Commercio    31 de outubro de 2001
O livro Olhar Sentimental, do jornalista da TV Jornal Fabiano Antunes, ganha hoje uma nova edição para um público que geralmente não tem acesso à leitura: os portadores de deficiência visual. Reeditada em braille, pelo Instituto de Cegos de Pernambuco, a obra traz 100 poemas que abordam temas como o amor, a natureza, a injustiça social e o cotidiano.

Os livros não estão à venda. Os 150 exemplares produzidos nesta edição serão doados a diversas escolas de cegos do País. "Hoje os cegos dispõem de poucos títulos nas livrarias. Além da baixa opção nas prateleiras, muitos dos livros são defasados e a maioria é didático. Livros de literatura é algo novo e que não faz parte da vida deles", diz Antunes para justificar o lançamento de Olhar Sentimental na versão em braille.

A publicação teve apoio da União Brasileira dos Escritores (UBE) e da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). Durante o lançamento, será inaugurado o quiosque do instituto, onde os cegos poderão vender os produtos que eles confeccionam nas oficinas, a exemplo de bonecos de pano e cestas de palha. O box foi construído com o dinheiro arrecadado com a venda dos livros da primeira edição do livro Olhar Sentimental, em setembro de 1999.

De acordo com a Associação Pernambucana de Cegos (Apec), no Estado vivem 40 mil deficientes visuais.

Serviço: Lançamento do livro Olhar Sentimental, às 20h, no Instituto de Cegos, rua Guilherme Pinto, 146, bairro das Graças.

Comentários dos Leitores