Notícias

Cerimônia de Entrega do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia

Por Fundação Banco do Brasil    31 de outubro de 2001
Dia 6 de novembro, a partir das 20h, na casa Tom Brasil (Rua Olimpíadas, 66, Vila Olímpia, São Paulo - SP)

No dia 6 de novembro serão conhecidas as três vencedoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, iniciativa que conta com o apoio da Unesco. Estarão presentes as 15 instituições finalistas, selecionadas a partir de 523 inscrições vindas de todas as regiões do País. Cada vitoriosa fará jus a um investimento de R$ 50 mil, para ser aplicado no aperfeiçoamento ou expansão da própria tecnologia.

O evento reunirá na casa Tom Brasil, em São Paulo, representantes do empresariado, do governo, de entidades sociais e dos meios de comunicação que terão a oportunidade de conhecer diversas propostas simples e inovadoras para a solução de variados problemas sociais existentes no Brasil.

Entre os finalistas estão ONGs, prefeituras, universidades, cooperativas, centros de pesquisa e outras entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, que conseguiram resolver, com criatividade, demandas relativas a saneamento básico, falta de água e moradia, agressão ambiental, analfabetismo, geração de trabalho e renda, entre outras. Soluções que possibilitaram transformar a realidade social das comunidades em que foram implementadas.

A área com mais tecnologias finalistas é a educação (com 6), seguida pelo meio ambiente (4), geração de renda (2), saúde (1), água (1) e habitação (1). A definição das finalistas teve critérios como impacto social e resultados comprovados, inovação e exemplaridade. A região do país com o maior número de finalistas é a Sudeste (5), seguida de Nordeste (4), Sul (2), Centro Oeste (2) e Norte (1).

Do total de inscritas, 128 ações irão compor o Banco de Tecnologias Sociais, uma base de dados no site da Fundação Banco do Brasil (www.cidadania-e.com.br), que será lançada por ocasião do evento. O Banco disponibilizará à sociedade informações detalhadas sobre cada solução certificada. Vale ressaltar que as tecnologias sociais cadastradas já foram utilizadas com sucesso em algum ponto do país.

Com esta iniciativa, a Fundação pretende atuar como articuladora social, criando um atalho entre soluções e problemas e difundindo tecnologias já existentes, muitas vezes conhecidas apenas das comunidades que originalmente a utilizaram.

Os resultados desta primeira edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social demonstram que, num país em que os problemas sociais são inúmeros, multiplicam-se também as alternativas para resolvê-los, graças à integração e equilíbrio entre o conhecimento popular e a competência técnico-científica.

Comentários dos Leitores