Notícias

ONG faz alerta sobre segurança

Por Jornal do Commercio    29 de outubro de 2001
Evento promovido pela Safe Kids Brasil e patrocinado pela GM será realizado na concessionária Pedragon, na Avenida Rui Barbosa

Pais atenciosos de crianças com até 10 anos não podem perder o evento "Criança Segura no Carro", que acontece hoje, das 15h às 19h, na concessionária Chevrolet Pedragon, localizada na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças. O evento é promovido pela ONG Criança Segura Safe Kids Brasil e patrocinado pela General Motors. O objetivo é conscientizar a população sobre a segurança da criança no interior do veículo, mostrando a maneira ideal de transportar os pequeninos no automóvel, com o menor risco possível de lesões por acidentes no trânsito.

"Esse é um evento piloto nas Regiões Norte e Nordeste e servirá de modelo para que seja desenvolvida uma campanha nacional", resumiu a coordenadora da ONG em Pernambuco, Luiza Batista, que estará com voluntários e médicos prestando orientação sobre a importância do uso correto da cadeira de segurança para evitar acidentes.

Durante o evento, enquanto pais e responsáveis recebem orientações de como instalar corretamente o equipamento de segurança, as crianças terão uma programação específica com teatro infantil, pintura e atividades lúdicas, enfocando sempre a segurança no trânsito como tema principal.

A Criança Segura Safe Kids Brasil se baseia na estatística de que 1,2 mil crianças morrem, anualmente, vítimas de acidentes de carro e que, na maioria dos casos, uma cadeira de segurança instalada corretamente poderia evitar as lesões decorrentes de acidentes.

"Os pais precisam saber que não basta transportar as crianças no banco de trás do veículo. De acordo com o seu tamanho, até atingirem o peso de 36 quilos, toda criança deve ser transportada com o equipamento de segurança, que aumenta em até 71% as chances de sobrevivência em colisões", explicou Luiza Batista.

As famílias que participarem do evento Criança Segura no Carro podem receber avaliação técnica especializada e gratuita sobre a correta instalação do equipamento de segurança nos automóveis. Haverá ainda distribuição de brindes de primeiros socorros e os presentes concorrerão a sorteios de cadeiras de segurança.

O Grupamento de Resgate do Corpo de Bombeiros também fará a checagem das cadeirinhas, demonstrando como proceder em caso de acidente. As crianças poderão conhecer o carro do Resgate e tirar fotos vestidas de bombeiro.

Comentários dos Leitores