Notícias

Conselho Internacional do FSM se Reunirá em Dacar

Por ABONG    29 de outubro de 2001
Pela primeira vez após os atentados terroristas de 11 de setembro e o início da guerra dos EUA contra o Afeganistão, redes, ONGs e movimentos sociais do mundo inteiro se reúnem. O assunto será um dos temas em discussão entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro na reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, que acontecerá em Dacar (Senegal). Cerca de 70 delegados de 60 organizações mundiais vão participar do evento, entre eles: Berma Goldewijk, do CEDAR Internacional; Celita Eccher, da REPEM; Eric Toussaint, do Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM); François Houtart, do Forum Mondial des Alternatives/CETRI; Lilian Celiberti, da Articulación Feminista Marco Sur; Taoufik Ben Abdallah, da ENDA; Vittorio Agnoletto, da Coordenação do Fórum Social de Gênova, e Walden Bello, do Focus on the Global South.

O Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (CI) reúne mais de 50 organizações mundiais e em reunião que aconteceu no Brasil, entre os dias os dias 9 e 11 de junho deste ano. Desde sua formação, o CI vem trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador - integrado por Abong, Attac, Centro de Justiça Global, Cives, CBJP, CUT, Ibase e MST - na organização das conferências. Durante a reunião em Dacar, estarão expondo os avanços realizados em busca da construção de consensos em torno de propostas para um outro mundo possível.

Além da análise da atual conjuntura mundial, o encontro discutirá os eventos que ocorrerão simultaneamente ao FSM2002 em outras partes no mundo. Vários já estão sendo encaminhados em diversos países, como no Brasil, na Itália, em Mali, na Colômbia, no Equador e na Suíça. Também estará em foco a questão da visibilidade do FSM, sua identidade e continuidade, além do local onde será realizada a terceira edição, em 2003.



Inscrições para o FSM

As pré-inscrições de delegados para o Fórum Social Mundial foram encerradas no último dia 22. No dia 15 de novembro, termina o prazo para inscrição e proposição de oficinas (somente para organizações pré-inscritas). Nos próximos dias, a organização estará informando por e-mail as cotas de cada entidade e sobre como efetuar o pagamento, que deverá ser feito até o dia 14 de dezembro.

FSM - www.forumsocialmundial.org.br

Comentários dos Leitores