Notícias

Casa Lar do Cego Idoso pede ajuda

Por Correio do Povo    29 de outubro de 2001
Instituição construirá 2º andar com doação do Lions, mas abre campanha para custear manutenção



A Casa Lar do Cego Idoso, obra pioneira no Estado, iniciou uma campanha para a manutenção de sua sede. Inaugurada no ano passado, a entidade foi inicialmente construída para abrigar 40 pessoas, a partir dos 40 anos de idade. Com a doação de 75 mil dólares feita pelo Lions Club Internacional, o atendimento será ampliado com a construção de mais um andar. O prédio terá mais 15 quartos, cinco dos quais suítes. A Casa Lar abriga atualmente 25 deficientes visuais idosos e a meta é acolher 80.

Localizada na rua Braille, 453, bairro Rubem Berta, a casa possui 2 mil metros quadrados e conta com uma equipe multidisciplinar voluntária formada por médico, dentista, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social. A obra foi idealizada em 1996 pela Associação de Cegos Louis Braille, que atua há 28 anos no RS. A Casa Lar do Cego Idoso conta com apoio do Projeto Acervo Jornalista Mendes Ribeiro e da comunidade em geral. Segundo o presidente da Associação de Cegos Louis Braille, Odilon Souza, a construção de mais um andar já estava prevista no projeto inicial, mas isso só se tornou possível com a doação do Lions. 'Fomos construindo de acordo com os recursos disponíveis. Não tínhamos dinheiro para a ampliação da obra', disse.

Segundo ele, a entidade foi criada com a finalidade de atender aos cegos idosos do Estado, para os quais não havia nenhum abrigo do gênero. 'É uma parcela da população que sempre enfrentou desafios e estava desamparada', afirmou. Odilon Souza frisou que as doações, parcerias com órgãos oficiais e iniciativa privada são fundamentais para a continuidade do trabalho desenvolvido pela Casa Lar do Cego Idoso. Mais informações sobre contribuições podem ser obtidas pelo telefone (51) 3348-5355.

Comentários dos Leitores