Notícias

Saiba como a Bristol-Myers está se tornando referência em gestão

Por Informativo Ethos    26 de outubro de 2001
Além de mobilizar seus fornecedores e colaboradores para o cumprimento das normas ambientais, a empresa também disponibiliza seu know-how em gestão ambiental para companhias concorrentes.

A Bristol-Myers Squibb Brasil, indústria farmacêutica, iniciou em 1993 a implementação do programa de Revisão do Ciclo de Vida dos Produtos. A iniciativa integrava um pacote de metas previamente estabelecidas que visavam eliminar ou minimizar o impacto ambiental relativo às atividades da companhia e eram necessárias para a obtenção do ISO 14001 de seu Sistema de Gestão Ambiental.

Cinco anos depois, a Bristol-Myers foi a primeira empresa farmacêutica do País a conquistar o certificado e, de quebra, percebeu que havia economizado US$: 440 mil nesse período. Segundo o gerente do departamento de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, Vagner de Carvalho Mello, este resultado mostra que a preocupação com a preservação ambiental também é lucrativa.

Porém, a conquista do certificado também colocou a empresa numa situação de destaque entre as outras companhias do ramo. Ao contrário do que se poderia supor, a Bristol-Myers decidiu abrir as suas portas para a concorrência e distribuir com outras empresas o seu know-how em gestão ambiental. "Nosso processo de gestão ambiental não tem nenhum segredo. Nossa empresa está aberta a todas aqueles que têm interesse em desenvolver programas e ações de gestão ambiental, pois acreditamos que, mais do que ajudar na obtenção do ISO, estamos colaborando na conscientização ambiental dessas companhias e trazendo benefícios para as futuras gerações", definiu Mello.

Desde 1993, a empresa desenvolve ações ambientais. Inicialmente baseadas nos 16 Princípios da Carta Empresarial para Desenvolvimento Sustentável da Câmara Internacional do Comércio, as iniciativas agora funcionam de acordo com as recomendações da ISO 14001.`Investimos cerca de US$ 74 mil para trocar o combustível de nossas caldeiras por gás natural, o que nos permitiu uma redução de em média 90%de poluentes", disse Mello.

Segundo o gerente, a questão ambiental adquiriu tamanha importância dentro da empresa, que a atuação responsável de fornecedores e contratados passou a ser cobrada também. Em junho de 1999, por exemplo, a companhia implementou um programa de conscientização e controle de poluentes emitidos por veículos à diesel de terceiros que circulavam pela companhia. `Se os índices de emissão estivessem acima do permitido pela legislação, a empresa responsável receberia uma notificação e um pedido para que medidas fossem tomadas. Na segunda vez, o caminhão seria barrado`, informou Mello. `Conseguimos uma redução em torno de 80%`, conclui.

Para manter seus funcionários inteirados nas ações ambientais e garantir que compreendam o seu significado e sua importância, a Bristol-Myers desenvolve diversos projetos de conscientização, treinamentos específicos e ainda criou o Prêmio de Mérito EHS (sigla em inglês para Meio Ambiente, Saúde e Segurança), cerimônia em que premia aqueles que se destacaram nesses setores em cada ano. `Premiamos o funcionário que se destacou, a equipe que obteve os melhores índices de conformidade com os requisitos de EHS, o prestador de serviço e um fornecedor que se sobressaíram nas questões de Meio Ambiente, Saúde e Segurança`, disse Mello após informar que a prática objetiva estimular e reconhecer esforços e inovações nessa área. Ele também explicou que no caso dos prestadores de serviços e fornecedores, as avaliações são feitas com base nas respostas de um questionário que a Bristol-Myers envia para os mesmos anualmente.

Outra atividade anual que merece registro é a Semana Interna de Meio Ambiente, criada para conscientizar e estimular a discussão do tema entre os funcionários. Neste ano, a empresa acrescentou ao evento um Programa de educação ambiental com filhos de funcionários entre 7 e 12 anos de idade. A recepção foi tão positiva que no dia 27 de outubro, o Programa será repetido, desta vez direcionada para crianças com idade de 4 a 7 anos. Este programa serve de `piloto` para um objetivo maior da Bristol-Myers: disseminar conceitos de educação ambiental em escolas de comunidades carentes próximas a sua sede, localizada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo.



RAIO X:

Nome da empresa: Bristol-Myers Squibb Brasil S/A

Contato: Vagner de Carvalho Mello - Gerente do Depto de Segurança, Saúde

Ocupacional e Meio Ambiente

Número de funcionários: 1.124

Faturamento em 2000: R$ 552,9 milhões

Endereço: Rua Carlos Gomes n.º 924 - Santo Amaro - São Paulo

CEP: 04743-903

Telefone: (11) 3882-2000

Site: www.bristol.com.br

E-mail: sac@bristol.com.br

Comentários dos Leitores