Notícias

Filhos de detentos ganham festa para comemorar mês das crianças

Por Correio da Bahia - Margareth Xavier   22 de outubro de 2001
Recreação com Tio Paulinho e apresentação de teatro divertiram a garotada

Os filhos dos detentos do Complexo Penitenciário da Mata Escura viveram ontem um dia especial. Para comemorar o mês das crianças, a garotada participou, no final das visitas, de uma recreação com o Tio Paulinho, outra com Isabel Maria e puderam assistir a uma apresentação de teatro gestual com a companhia Maria Bonita e Bombon. Para muitos deles, a alegria da festa ajudou a colorir o dia.

Segundo o assessor de eventos da Fundação Cultural, Léo Reis, o objetivo da programação foi animar a garotada, promovendo a integração entre elas. A maioria dos meninos e meninas é aluna da Escola Estadual Professora Estácio de Lima, que funciona dentro do complexo. As brincadeiras ficaram concentradas no pátio externo da escola. "A idéia é transformar o dia de hoje em um dia especial para elas", afirmou Reis.

A festa estava marcada para acontecer no último domingo, mas foi adiada por causa das chuvas que caíram naquele período. Com muita música, animação e distribuição de brindes, cada trupe prometeu levantar o ânimo da meninada. "Junto com a recreação lançamos também o nosso primeiro CD, Brincando de cantar, para animar a turminha", afirmou Tio Paulinho. Durante a manhã, as crianças também fizeram pinturas de rosto, para pegar logo o clima da festa.

Ônibus - Com um ônibus colorido no qual rodam a América do Sul desde 1997, a companhia Maria Bonita e Bombon chama a atenção logo na chegada. Integrada por Sandra Briones e Ivar van Buuren, além do pequeno Sashá, de 1 ano e 5 meses, a companhia usou dos recursos do teatro gestual e da transformação mágica dos objetos cênicos para levar para as crianças recados de solidariedade e de amor universal. "Utilizamos uma linguagem sem fronteiras, nos fazendo compreender através do gesto e da música, entre outros elementos", afirmou a chilena Sandra.

Para os pequenos, sobrou festa. "Já participei de outras coisas assim e gosto muito", contou Fabrício, 8 anos, lembrando de lobos, princesas, tigres e outros personagens já vistos que povoam sua memória. Para Monique, também de 8 anos, a alegria era com os palhaços. "Gosto da roupa colorida", afirmou. Em companhia da avó, os pequenos chegaram cedo, enquanto aguardavam pela mãe em visita a um dos internos. "Enquanto isso brincamos", afirmou a garota.

Comentários dos Leitores