Notícias

Entidade lança programa de combate ao uso de drogas

Por Correio da Bahia    18 de outubro de 2001
O combate ao uso de drogas entre os adolescentes será o foco do projeto Mobilização e Arte pelos Direitos Humanos, a mais nova iniciativa social desenvolvida pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria). Realizado com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a parceria com o Centro de Estudos e Terapia ao Abuso de Drogas (Cetad), o projeto terá a metodologia de arte-educação através do teatro. Na noite de ontem, o projeto foi lançado no Teatro Gregório de Mattos, onde foram apresentados os objetivos e as etapas de desenvolvimento do trabalho.

A coordenadora do projeto, Irene Piñeiro, explica que inicialmente um grupo formado por 35 adolescentes serão capacitados pelo Cria para atuarem posteriormente como multiplicadores. Durante as atividades, eles elaborarão, juntamente com os profissionais da entidade, uma peça de teatro que aborda a questão do uso das drogas, evidenciando os preconceitos sofridos pelos viciados, o tabu imposto pela sociedade e as dificuldades de recuperação.

Irene conta que a decisão de realizar este trabalho enfocando o uso de drogas não foi baseado em dados estatísticos sobre o aumento do consumo entre os jovens. Ela afirma que a principal causa para a iniciativa é o fato de existir a necessidade de se ampliar cada vez mais a discussão em torno do tema, que ainda é bastante evitado dentro das famílias e das escolas. "Temos a intenção de fazer um trabalho preventivo, que estimule os jovens, educadores e pais a tratarem a questão das drogas com mais abertura e sinceridade", argumenta. Após a preparação da peça, o que deve acontecer até o início do próximo ano, os jovens passarão por comunidades de Salvador, mostrando os resultados do trabalho.

Comentários dos Leitores